Em Sideral, você deverá inserir planetas (peças) no tabuleiro de forma estratégica, procurando mantê-los próximos para aglomerá-los, formando assim, galáxias cada vez maiores e também, bloquear o avanço dos adversários.
Cada Planeta colocado no tabuleiro representa uma Galáxia de Nível 1; três Galáxias de Nível 1 adjacentes formam uma Galáxia de Nível 2. Esse fenômeno denominado de Fusão Galáctica (fusão das galáxias devido à gravidade) ocorre no espaço onde o último planeta for inserido.
A Galáxia de Nível 2 formada, passará a ter dois planetas no mesmo espaço e a terceira peça será ricocheteada de volta a sua reserva.
Portanto, para elevar suas Galáxias de Nível 2 para uma de Nível 3, será necessário que três Galáxias de Nível 2 estejam adjacentes. Seguindo essa lógica, para elevar do Nível 3 ao Nível 4, será necessário que três Galáxias de Nível 3 estejam adjacentes.
O PRIMEIRO A FORMAR A GALÁXIA DE NÍVEL 4 SERÁ O VENCEDOR!
O jogo possui apenas duas ações possíveis:
•Posicionar um dos Planetas de sua reserva em um dos espaços vazios;
OU
•Mover um dos Planetas já posicionados no tabuleiro à outra Galáxia de seu domínio.
Planetas de sua reserva podem ser bloqueados para movimentar planetas do tabuleiro, sempre de galáxias maiores já formadas para menores. Descender o nível de uma Galáxia Nível 3 para Nível 1 também é uma jogada possível para recuperar planetas bloqueados.
Ao decorrer da partida, o espaço sideral – tabuleiro – irá se expandir e contrair conforme os planetas são colocados e novas galáxias são formadas. A administração de seus planetas na colocação e bloqueio deve ser cuidadosa; Caso não haja jogadas possíveis, por falta de Planetas ou bloqueio, o jogador estará automaticamente eliminado.